Skin-picking: o que é isso?


Espremer cravos e espinhas na pele é algo comum, mas você sabia que existe um transtorno que envolve isso?


Neste post, iremos explicar para você, de uma maneira simplificada, o que é skin picking, além de conscientizar você acerca do assunto.


Vem com a gente!


O que é Skin Picking?


Skin picking, ou Dermatilomania, é o comportamento de arranhar, cutucar, espremer a pele normal ou com irregularidades, como espinhas, cravos ou picadas de insetos.


Isso ocorre, normalmente, em áreas do corpo de fácil acesso como rosto, pescoço, braços e mãos. E a pele dessas áreas pode acabar ficando cheia de cicatrizes e manchas, pois o indivíduo acaba criando machucados ou agravando lesões pré-existentes


Mas, afinal, quais são as causas desse transtorno?


Quais são as causas do Skin Picking?


As causas do Skin Picking, ou Dermatilomania, estão muitas vezes associadas a ansiedade, depressão, baixa autoestima, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), entre outros fatores neurológicos ou psicológicos.


Esse transtorno vai muito além do simples espremer uma espinha no rosto, se trata de uma compulsão, a pessoa muitas vezes não possui controle do ato, e não consegue parar de machucar a pele. O que acaba levando a frustrações e se torna um ciclo vicioso.


Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), para uma pessoa ser diagnosticada com Dermatilomania, e é necessário que o beliscar da pele seja algo recorrente e que cause muita frustração no indivíduo.


Por isso, é de extrema importância que, ao se perceberem algum desses sintomas mencionados, se procure um profissional que possa auxiliar no diagnóstico e no tratamento, pois o Skin Picking tem como ser controlado.


Cuidados com a pele


Além de tudo que foi dito anteriormente, sabemos que cutucar a pele acneica faz muito mal.


A inflamação da pele pode aumentar, piorando o quadro da acne e deixando o processo de cicatrização da lesão ainda mais lento. Podendo, ainda, aumentar a quantidade de acne na pele e deixar diversas manchas na cutâneas.


Por isso, é muito importante que, uma vez que o quadro de Dermatilomania seja confirmado, avaliado e tratado, o cuidado com a pele deve ser essencial. Pode-se inserir no dia a dia uma rotina de skincare, para controlar o surgimento das acnes e melhorar a aparência e textura da pele.


Esse cuidado com a pele pode ser feito através de produtos específicos para o seu tipo de pele, como já foi dito no post "O que é skincare? Dicas de como montar uma rotina", além do uso da famosa água termal, que ajuda a controlar inflamações da pele.


Por isso, nós preparamos um cupom de desconto BELEZANATURALBLISS, para você garantir 10% de desconto na sua primeira compra na nossa loja virtual Meu Bliss. O Meu Bliss é uma água termal brasileira, de excelente custo benefício e dermatologicamente testada. Vale a pena conferir!