Ressecamento da pele: principais causas


O ressecamento da pele é muito comum de ocorrer e tem como principal causa a desidratação da pele que pode ser causada por longos períodos de exposição ao clima muito frio ou sol intenso.


Podem existir ainda, a interferência de outros fatores como doenças e uso inadequado de produtos estéticos, o que pode contribuir para o ressecamento da pele. Além disso, idosos tendem a ter a pele mais ressecada, o que ocorre por conta da diminuição de óleos e lubrificantes naturais que acontece com o envelhecimento.


A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha papéis importantes para a saúde e bom funcionamento do organismo, incluindo a proteção contra agentes externos e a regulação da temperatura.


Mas, a boa notícia é que para a maioria dos casos, o tratamento tende a ser simples e rápido. Separamos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre ressecamento da pele.


O que é ressecamento da pele?


O ressecamento da pele é a desidratação (falta de água). E ele pode aparecer por diversos motivos, sendo os mais comuns as condições climáticas as quais a pele é exposta. Podendo ocorrer ainda o ressecamento devido a fatores genéticos e uso de medicações que podem agravar a desidratação.


A pele ressecada normalmente possui aspecto opaco, áspero, frágil e pode desencadear sensações como coceira, desconforto, sensação de “repuxamento”, além de aparecem rachaduras e até descamações.


Principais causas do ressecamento da pele


Algumas das causas já foram citadas ao longo do texto e vamos listar as principais causas aqui. Confira:

  • Grande exposição ao frio ou calor extremos

  • Mudanças bruscas de temperatura

  • Uso de remédios

  • Consumo insuficiente de água

  • Fatores hormonais que influenciam na diminuição de estrogênio

  • Doenças como diabetes, dermatite e psoríase

  • Envelhecimento


Vale lembrar que mesmo em pessoas com a pele do rosto oleosa, esses sinais de ressecamento podem aparecer em diferentes partes do corpo, especialmente em extremidades como é o caso dos pés, mãos e cotovelos.


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Prevenção do ressecamento da pele


O ressecamento da pele, na maioria dos casos, pode ser facilmente prevenido através de hidratação adequada do organismo e, principalmente, da pele.


Mas, tome cuidado! Alguns produtos podem piorar o ressecamento ou ainda, provocar maior irritação e coceira. O ideal é que seja um tratamento com produtos de boa qualidade e mais naturais.


Veja alguns outros fatores que podem contribuir para a prevenção do ressecamento de pele:

  • Evite banhos muito quentes

  • Consumo de água adequado para o seu peso e altura

  • Evite dermocosméticos que contenham álcool em sua composição

  • Escolha bons protetores solares, específicos para o seu tipo de pele

  • Mantenha um bom consumo de frutas e verduras

  • Capriche no consumo de carnes, peixes e oleaginosas

  • Mantenha a saúde em dia, com bons níveis de hormônios (estrogênio e hormônios tireoidianos).

  • Ficou com dúvida ou o ressecamento está se prolongando por muito tempo? Consulte um dermatologista.

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Alimentos que podem contribuir para a saúde da pele


Uma das melhores maneiras de editar o ressecamento de pele - e muitos outros problemas de saúde - é manter uma alimentação saudável e equilibrada.


Por isso, trouxemos uma lista de alimentos que podem contribuir para a saúde da pele:


  • Uvas e frutas vermelhas: ricas em flavonoides, que ajudam a impedir a ação de radicais livres (causadores de envelhecimento e ressecamento da pele)


  • Batata doce, Cenoura, Abóbora e Mamão: essas frutas e legumes com tons alaranjados, possuem betacaroteno que é convertido em vitamina A, um dos principais produtores de retinol.


  • Laranja e frutas cítricas: frutas já bastante conhecidas por sua alta concentração de vitamina C, que possui ação antioxidante e podem contribuir para a produção de colágeno.


  • Oleaginosas: castanhas, Nozes, Pistache e outras oleaginosas, são ricas em gorduras boas, favorecem a hidratação da pele e também possuem ação antioxidante.


  • Peixes (especialmente sardinha e salmão): ricos em ômega-3, gordura saudável, que ajuda a proteger a pele contra danos solares.


  • Espinafre e vegetais verde escuros: possuem grande concentração de ferro e vitaminas, entre elas as vitaminas A, B e E, que favorecem a hidratação da pele.


  • Abacate: possui ômega-9, que auxilia a elasticidade e contribui para uma pele mais viçosa e saudável.


E, caso você tenha dificuldade de inserir algum destes alimentos no seu dia a dia, consulte profissionais que possam auxiliar a definir os melhores cardápios para você e às suas necessidades.


Ainda, se você tiver com muita sensação de repuxo em decorrência do ressecamento da sua pele, utilize a água termal Meu Bliss para o alívio desta sensação e auxílio na manutenção da hidratação da pele