Queda de Cabelo? Entenda os motivos e como a hidratação pode ajudar

A queda de cabelo pode ter diversas causas e é essencial que, antes de qualquer tratamento, você saiba o motivo para a sua queda de cabelo. Além disso, é importante entender também que existe uma renovação capilar natural, portanto, é normal perder aproximadamente 50 a 100 fios de cabelo por dia.


7 causas para a queda de cabelo


Existem diversos motivos pelos quais o cabelo pode cair, confira abaixo alguns deles:


1. Stress

2. Genética

3. Anemia

4. Má alimentação

5. Ansiedade

6. Doenças

7. Uso de anticoncepcional


É importante você buscar entender o real motivo que está dando causa a sua queda de cabelo, e indicamos sempre buscar ajuda de um profissional para que você possa buscar um tratamento adequado, atacando diretamente a causa real do problema.


Agora... enquanto você não sabe a real causa para sua queda de cabelo, aproveitamos para destacar que manter os cabelos sempre limpos e hidratados auxilia a fortalecer os fios e costuma evitar a queda de cabelo.


Uma boa limpeza dos fios e hidratação, feita frequentemente, ajuda a repor nutrientes e a combater as agressões que o cabelo sofre no dia a dia, como por exemplo: poluição, raios solares, além dos danos causados por chapinhas e secadores.

Assim, neste texto, vamos dar dicas de hidratação fácil e barata utilizando produtos naturais. Vem com a gente!


Dicas de hidratação para cada tipo de cabelo

1. Cabelos normais

Geralmente apresentam equilíbrio adequado: Não ressecam com facilidade e não apresentam oleosidade excessiva. Os fios são macios, brilhantes e com volume adequado. A utilização de produtos naturais como forma de manter o equilíbrio aos fios, é de muita importância

Receita para hidratação: Misture uma banana amassada com duas colheres de sopa de mel, 5 gotas de óleo de amêndoas ou extrato de baunilha e a clara de um ovo. Passe essa mistura em todo comprimento do cabelo, principalmente nas pontas. Deixe agir por 15 minutos, lave e por último utilize água termal. Esse procedimento pode ser repetido de 15 em 15 dias, porém, a água termal pode ser utilizada todos os dias.

2. Cabelos oleosos

Como a própria nomenclatura já indica, são cabelos de fios oleosos e com baixo volume. Isso acontece porque as glândulas sebáceas produzem mais óleo do que o normal.

Receita para hidratação: Misture 1 abacate com duas colheres de sopa de azeite, duas de água e mais duas de creme de leite. Depois, aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos. Passados os minutos, enxágue com morna. Finalize com água termal.

Embora este tipo de cabelo precise ser lavado todos os dias com produtos específicos para tal, a hidratação deve ser mais espaçada: uma vez por mês.

3. Cabelos secos

O que acontece nas características deste cabelo, é o oposto dos cabelos oleosos: Ele não produz óleo suficiente para lubrificar toda extensão capilar, tornando os fios sem brilho e extremamente frágeis, por isso, o tratamento com produtos naturais deve ser prevalecido. Uma outra característica para esses cabelos é que eles possuem fios mais volumosos.

Receita para hidratação: No liquidificador, bata 6 castanhas do pará descascadas com uma clara de ovo e meio litro de água. Após, deixe agir por 15 minutos. Finalize utilizando água termal. Esse tipo de cabelo não pode ser lavado todos os dias, e essa hidratação pode ser feita uma vez por semana.

Outro ponto importante para salientar é que os tratamentos com produtos naturais devem ser auxiliares e devem ser feitos por, no mínimo, 3 meses consecutivos para que os benefícios sejam, de fato, notáveis.

Receitas para queda capilar

  1. Misture um ovo inteiro com uma colher de sopa de óleo de coco e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca. Após, aplique no couro cabeludo, massageando. Deixe agir por 20 minutos.

  2. Misture uma colher de sopa de óleo vegetal com três gotas de óleo essencial de alecrim e mais três gotas de óleo essencial de hortelã. Depois, passe no couro cabeludo, deixando agir por 1 hora. Após, lave os cabelos.

  3. Óleo de coco: separe cerca de duas colheres de sopa para passar em seu cabelo. Aplique o óleo em todo couro cabeludo massageando até absorver o óleo. O uso de uma touca ajuda a aquecer o óleo na cabeça. Deixe agir por 4 horas e depois lave os cabelos normalmente.

  4. Em uma panela, misture 1 litro de água com algumas folhas de goiaba frescas. Deixe ferver por 20 minutos. Após, coe e deixe esfriar. No instante em que estiver frio, aplique no couro cabeludo, massageando por alguns minutos. Deixe agir por 2 horas.


Dica extra: Hidratação de pele e cabelo com babosa

Conhecida como “a planta da imortalidade”, a babosa é um produto natural que possui altos níveis de aminoácidos, vitaminas e minerais. Dentre os inúmeros benefícios da babosa, estão:

  • Efeito calmante;

  • Efeito cicatrizante;

  • Anestésicos;

  • Antitérmicos;

  • Anti-inflamatórios.


Entre estes benefícios também está a hidratação capilar, além de fazê-los crescer e ser capaz de reduzir ou até mesmo parar totalmente as quedas. A babosa possui propriedades regeneradoras que funcionam como antioxidante natural, conseguindo reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos fios danificados. A hidratação com babosa é excelente para cabelos ressecados e danificados.

A babosa também possui propriedades terapêuticas, que agem como uma espécie de lubrificantes; funciona como um condicionador natural, sendo capaz de tornar os fios mais hidratados, macios e brilhantes.

Já na pele, a babosa combate ao envelhecimento precoce, às acnes e serve como anti-inflamatório. Ela também pode ser utilizada para combater o desconforto causado por queimaduras solares ou picadas de insetos. Além disso, a babosa pode ser usada para remover maquiagem.

Agora que você já conhece dicas valiosas feitas com produtos naturais para manter os cabelos limpos e hidratados, que tal colocá-las em prática? Vale ficar atento aos ingredientes de cada receita aqui passada, a fim de evitar reações alérgicas. Na dúvida, indicamos que fale com um profissional.


Posts recentes

Ver tudo