Doenças de Pele? Entenda as suas causas, sintomas e tratamentos

Atualizado: Mar 22

A gente sabe que falar sobre doenças de pele pode ser um verdadeiro tabu para algumas pessoas. Isso ocorre porque a maioria dessas doenças mexe diretamente com a autoestima.


Mas, a verdade é que elas são mais comuns do que se imagina, e a grande maioria da população poderá ter situações desconfortáveis ligadas a doenças de pele.


Por isso, vamos trazer neste post, informações sobre algumas das doenças de pele mais comuns aqui no Brasil, suas causas, sintomas e tratamentos alternativos. Acompanhe!


Acne


A acne é uma lesão na pele do rosto e normalmente é caracterizada por uma erupção provocada pelo entupimento de um dos poros do nosso rosto.


É uma doença de pele muito comum em adolescentes e jovens, principalmente quando o indivíduo possui uma pele com oleosidade excessiva. O indivíduo acometido pela acne percebe seus poros obstruídos e a formação daquilo que conhecemos popularmente por cravos, quando ocorre a inflamação da área, o nome passa a ser espinha. A doença é classificada por graus, do mais leve ao mais severo.


O principal sintoma é a percepção de pequenas erupções cutâneas, na grande maioria há presença de dor no local da lesão e secreção. Aqui, vale o reforço de não espremer as lesões, correndo o risco de ficar com cicatrizes na pele durante toda a vida.


É possível tratar a acne em casa, dependendo do grau da doença, com uma rotina de limpeza da pele, o Skincare tão popular nas redes sociais.


Lavar o rosto duas vezes ao dia, com sabonete próprio para o seu tipo de pele também auxilia na eliminação de impurezas e oleosidade. Usar uma água termal é algo que faz total diferença no processo de cuidado com a pele e você pode finalizar o procedimento de limpeza com um hidratante indicado para peles oleosas ou mistas.


Dermatite Atópica e de Contato


Essa doença de pele pode ser genética (atópica), como também pode se manifestar quando a pele tiver contato com algum material que cause uma reação alérgica na área (contato).


A dermatite atópica é causada por uma herança hereditária que faz com que o indivíduo que manifeste esse tipo de doença de pele tenha sintomas como pele seca, formação de crostas e descamação na pele do corpo, sendo mais comum nas dobras do braço, pernas e pescoço. Normalmente há manifestação alérgica quando o indivíduo tem contato com materiais e substâncias que irritam a pele, como o mofo, pelo de animais, plantas, perfumes, produtos de limpeza e, inclusive, os de beleza, como cremes e maquiagens.


Já a dermatite de contato causa coceira e vermelhidão quando entra em contato com algum material que causa reação na pele, podemos citar como exemplo anéis, relógios, brincos, plantas e animais.


Em ambas é necessário ter atenção ao cuidado da pele e com a área que está lesionada devido a reação alérgica. Lavar muito bem a região com sabonete neutro e evitar utilizar perfumes, já que eles podem agravar a lesão. Você pode utilizar uma água termal na área, ela acalma e alivia o ardor e coceira provocados pela dermatite.


Câncer de Pele


Um dos cânceres mais comuns no Brasil, ao menos 33% dos casos de câncer no país são de pele. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que todos os anos existem aproximadamente 185 mil novos casos. O número assusta, mas essa doença de pele merece atenção, pois pode ser evitada com cuidados básicos com a pele.


Há três tipos de câncer de pele, sendo o mais grave deles o melanoma. É preciso que você fique atento a qualquer alteração na pele do rosto, pescoço, orelhas e demais áreas que costumam estar mais expostas ao sol que as outras.


Os principais sintomas dessa doença de pele, são:


  • Surgimento de feridas de coloração vermelha ou rosa, com crosta ou não e que sangra com facilidade;

  • Mancha ou ferida que não cicatriza nunca e apresenta coceira, com crostas, erosão e sangramentos;

  • Uma pinta preta ou castanha sem forma definida que muda de tamanho.


Inclusive, o sol é um importante aliado na prevenção de doenças de pele, como o câncer. Algumas horas sob a luz solar do início ou entardecer do dia fazem muito bem para a pele. Outra maneira de se proteger e prevenir doenças de pele e o câncer é se proteger dos raios UV, utilizando protetor solar diariamente e fazendo a reaplicação sempre que necessário.


Cuidados com a pele


É necessário que você tenha uma rotina de cuidado com a pele regular, com produtos que sejam indicados para o seu tipo de pele e que realmente mantenham a sua pele bem cuidada. No kit básico de produtos para você cuidar da sua pele é necessário ter:


  • Sabonete para o rosto que seja indicado para o seu tipo de pele;

  • Um creme esfoliante de boa qualidade para a remoção de impurezas;

  • Uma boa água termal para cuidar, refrescar e manter a hidratação da sua pele;

  • Um ótimo creme hidratante para utilizar antes de dormir;

  • Protetor solar de qualidade para usar ao longo do dia.

É importante reforçar aqui que precisamos buscar um médico sempre que percebermos alguma alteração na pele do nosso rosto e partes do corpo que cause preocupação. O dermatologista é o médico indicado e ele será responsável por identificar a provável doença de pele e te orientar em como realizar o tratamento da melhor maneira, além de reforçar a necessidade dos cuidados, para que você possa manter a saúde da sua pele sempre em dia.




Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se e receba 

dicas e promos Bliss

ENTRE EM CONTATO

Bliss Mineral Water

Água termal naturalmente mineralizada pelo contato com rochas subterrâneas. Apresenta diversos oligoelementos, que auxiliam em processos anti-inflamatórios e cicatrizantes

Info

contato@meubliss.com.br

 (48) 3275-0353
 

BR 282, Km 53, CP 15, Rio dos Bugres - Rancho Queimado/SC 

Brasil - CEP: 88470-000

  • Preto Ícone Spotify
Contato

©2020 ESTÂNCIA HIDROMINERAL SANTA RITA DE CASSIA LTDA. CNPJ:03.489.027/0001-88     

CRIADO COM CARINHO POR CHAI OLIVEIRA

0
Logo Bliss Agua Termal - face spray.png