Da menstruação à menopausa: sintomas e dicas para cada fase


Menstruação é a descamação de uma das paredes internas do útero, o endométrio. Este processo ocorre naturalmente, a cada mês, para mulheres saudáveis, em idade reprodutiva e não gestantes.


Porém, a menstruação é somente uma das fases do ciclo menstrual e, para cada uma dessas fases, existem sintomas e reações que podem ser sentidos de forma diferente por cada mulher, a exemplo das cólicas menstruais, acnes, inchaços e outros.


E com o passar do tempo, chega então a Menopausa. E aí, uma nova série de mudanças ocorrem no corpo da mulher.


Por isso, desenvolvemos esse texto para falar especialmente sobre cada uma dessas fases e o que é possível fazer para aliviar alguns dos sintomas mais desagradáveis. Confira!


Ciclo menstrual e suas particularidades


Os ciclos menstruais regulares levam em torno de 28 dias, podendo variar entre 25 e 30 dias, para ainda serem considerados normais. Este ciclo é contado a partir do momento em que ocorre entre o primeiro dia da menstruação (primeiro dia de sangramento) até o primeiro dia da menstruação seguinte, que normalmente ocorre no mês seguinte.


O ciclo menstrual pode ser dividido em duas fases principais: fase folicular e fase lútea.



Fase Folicular/Ovulação



A fase folicular é a primeira metade do ciclo, tendo duração de 12 a 16 dias, normalmente. Esse nome se dá devido ao fato de que, nesta fase os folículos ovarianos estão em crescimento e o corpo se prepara para uma possível gradivez.


4 sintomas da fase folicular/ovulação e sugestões para aliviar os desconfortos:


1. Cólicas (na parte inferior do abdômen)

Normalmente ocorrem do lado em que a ovulação está ocorrendo

  • O que fazer?

  • Bolsa quente/morna no local - Dica! Você também pode encher uma garrafinha pet com água morna, caso você não tenha a bolsa :)

  • Existem remédios específicos para alívio da dor de cólicas (procure seu médico para esta indicação).

2. A vulva ou a vagina podem parecer inchadas

  • O que fazer?

  • Procure utilizar calcinhas e roupas mais confortáveis e um pouco mais soltinhas, assim o local não ficará pressionado e a tendência é de menor incômodo.

3. Aumento da sensibilidade nas mamas

  • O que fazer?

  • Bolsa de água quente/morna no local;

  • Banho morno. Deixe a água escorrer pelos seios, massageando-os suavemente.

4. Sensação de gases na barriga

  • O que fazer?

  • Chás, entre eles os de erva-doce, camomila e hortelã;

  • Alguns exercícios físicos e alongamentos podem auxiliar na redução de gases.


Fase Lútea



Já a fase lútea é aquela que ocorre após a ovulação, ou seja, a segunda metade do ciclo. É caracterizada pela redução dos hormônios femininos e, se não houver fecundação do óvulo, o corpo se prepara para a menstruação. E é aí que os maiores desconfortos costumam aparecer.


Vale lembrar que, se o desconforto for muito acentuado, a mulher deve buscar ajuda. Segundo a Fesbrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia): “A maioria das mulheres busca ajuda para a TPM por volta dos 30 anos, após 10 anos ou mais convivendo com os sintomas”.


5 sintomas e dicas para aliviar os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM)


1. Acnes

  • O que fazer?

  • Alimentação balanceada e hidratação correta também podem ajudar na cicatrização de acnes.

  • Procure por utilizar produtos que sejam naturais e menos agressivos como a água termal Meu Bliss, que auxilia nos processos de cicatrização, além de possuir fácil aplicação e conforto instantâneo.

2. Mudanças de humor, incluindo: ansiedade, irritabilidade, depressão

  • O que fazer?

  • Este é um dos sintomas mais comuns e, talvez, um dos que gera mais incômodo. É importante lembrar que nada substitui o auxílio de um profissional capacitado. Portanto, caso você esteja sentindo qualquer um destes sintomas de forma muito acentuada, procure auxílio de um terapeuta ou do seu ginecologista para mais informações.

  • Meditação e exercícios de relaxamento podem auxiliar.

3. Mamas inchadas e mais sensíveis

  • O que fazer?

  • Bolsa de água quente/morna no local;

  • Banho morno. Deixe a água escorrer pelos seios, massageando-os suavemente.

4. Dor de cabeça

  • O que fazer?

  • Muitos profissionais acreditam que a respiração pode ser uma excelente forma de afastar a dor de forma natural. Concentrar-se na respiração pode ajudar a sua mente a se afastar da dor. Além disso, existem especialistas que indicam algumas respirações específicas e pressão em pontos estratégicos para o alívio da dor. Vale a pena ler mais sobre o tema :)

5. Alteração do apetite

  • O que fazer?

  • Fique tranquila! Aquela vontade de comer um chocolatinho não é por acaso. Comer chocolate pode trazer a sensação de prazer e conforto e por isso ajuda a aliviar os sintomas da TPM. Segundo especialistas, em torno de 45% das mulheres apresentam essa vontade de comer doce durante a TPM.

  • Uma dica importante é respeitar o seu apetite e tentar comer de forma consciente, para evitar exageros e ao mesmo tempo proporcionar o prazer que você precisa no momento.


Gestação



Engana-se quem pensa que os sintomas na gravidez são mais amenos. Além dos enjoos, comumente falados, muitas mulheres sofrem com outros sintomas. Confira alguns deles e sugestões para o alívio:


1. Acnes

  • O que fazer?

  • Alimentação balanceada e hidratação correta também podem ajudar na cicatrização de acnes.

  • Procure por utilizar produtos que sejam naturais e menos agressivos como a água termal Meu Bliss, que auxilia nos processos de cicatrização, além de possuir fácil aplicação e conforto instantâneo.


2. Enjoos

  • O que fazer?

  • Evite chás e café em excesso;

  • Evite grandes quantidades de líquido, até que se sinta menos enjoada;

  • Evite roupas apertadas;

  • Mantenha uma alimentação balanceada, rica em alimentos naturais;

  • Segundo especialistas de acupuntura e medicina tradicional chinesa, existem pontos no nosso corpo que podem ser pressionados para aliviar enjoos. Se curtiu esse tema, vale dar uma procurada mais aprofundada sobre ele;

  • Procure seu médico para mais orientações e prescrição de remédios, caso necessário.


3. Inchaço

  • O que fazer?

  • Hidratação correta (em torno de 30ml de água por kg de peso);

  • Meias de compressão e

  • Drenagem linfática pode auxiliar a reduzir o edema e o desconforto.


Menopausa



A menopausa marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Seu início pode variar de mulher para mulher, mas tende a ocorrer após os 45 anos de idade. E os primeiros meses de menopausa podem ser bastante desconfortáveis! Confira alguns dos sintomas mais comuns e algumas sugestões para o alívio:


1. Calor excessivo / Fogacho

  • O que fazer?

  • Procure por utilizar produtos que sejam naturais e menos agressivos como a água termal Meu Bliss, que auxilia nos processos de cicatrização, além de possuir fácil aplicação e conforto instantâneo.

  • Alimentação balanceada e hidratação correta também podem ajudar, uma vez que pessoas com maus hábitos alimentares (sobrepeso, fumantes e outros), podem apresentar mais episódios destes “calorões” da menopausa.

2. Queda de cabelos

  • O que fazer?

  • Manter uma alimentação balanceada e com todas as vitaminas necessárias

  • Manter a hidratação da forma correta (em torno de 30ml de água por kg de peso).


3. Pele seca

  • O que fazer?

  • Manter a hidratação da forma correta (em torno de 30ml de água por kg de peso). Uma dica que pode ajudar você é deixar sempre do seu lado uma garrafa de água mineral de 2 Litros para você acompanhar a quantidade de água que bebe por dia.

  • Optar por cosméticos e produtos que contribuam para manter a hidratação da pele. Verifique sempre a composição dos produtos que você utiliza. Uma boa dica é utilizar água termal, em especial a água termal brasileira Meu Bliss, que possui característica hipotônica, o que auxilia a manter a pele com seu nível natural de hidratação.


4. Cansaço

  • O que fazer?

  • Manter hábitos saudáveis de sono e alimentação podem auxiliar na diminuição do cansaço;

  • Faça um ritual do sono, para que você tenha uma melhor noite de sono. Para isso, algumas dicas são:

  • Evite o celular e outras telas por pelo menos 30min antes de dormir;

  • Faça uma respiração para relaxamento ou meditação curta ao deitar;

  • Procure dormir pelo menos 8h por dia.


Importante: o objetivo deste conteúdo não é o diagnóstico e ele não isenta a necessidade de consultas regulares. Por isso, caso necessário, procure seu ginecologista ou atendimento médico.


E você, está sofrendo com as acnes do período menstrual, pele seca ou com os calorões da menopausa?


A água termal Meu Bliss é especialmente útil para estes casos e pode ser recomendado para atenuar alguns sintomas, uma vez que possui em sua composição propriedades que provocam efeitos calmantes e suavizantes, com alívio imediato a pele.


Então vem garantir a sua água termal para te ajudar a passar cada período com muito mais conforto e tranquilidade.



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