Da menstruação à menopausa: sintomas e dicas para cada fase


Menstruação é a descamação de uma das paredes internas do útero, o endométrio. Este processo ocorre naturalmente, a cada mês, para mulheres saudáveis, em idade reprodutiva e não gestantes.


Porém, a menstruação é somente uma das fases do ciclo menstrual e, para cada uma dessas fases, existem sintomas e reações que podem ser sentidos de forma diferente por cada mulher, a exemplo das cólicas menstruais, acnes, inchaços e outros.


E com o passar do tempo, chega então a Menopausa. E aí, uma nova série de mudanças ocorrem no corpo da mulher.


Por isso, desenvolvemos esse texto para falar especialmente sobre cada uma dessas fases e o que é possível fazer para aliviar alguns dos sintomas mais desagradáveis. Confira!


Ciclo menstrual e suas particularidades


Os ciclos menstruais regulares levam em torno de 28 dias, podendo variar entre 25 e 30 dias, para ainda serem considerados normais. Este ciclo é contado a partir do momento em que ocorre entre o primeiro dia da menstruação (primeiro dia de sangramento) até o primeiro dia da menstruação seguinte, que normalmente ocorre no mês seguinte.


O ciclo menstrual pode ser dividido em duas fases principais: fase folicular e fase lútea.



Fase Folicular/Ovulação



A fase folicular é a primeira metade do ciclo, tendo duração de 12 a 16 dias, normalmente. Esse nome se dá devido ao fato de que, nesta fase os folículos ovarianos estão em crescimento e o corpo se prepara para uma possível gradivez.


4 sintomas da fase folicular/ovulação e sugestões para aliviar os desconfortos:


1. Cólicas (na parte inferior do abdômen)

Normalmente ocorrem do lado em que a ovulação está ocorrendo

  • O que fazer?

  • Bolsa quente/morna no local - Dica! Você também pode encher uma garrafinha pet com água morna, caso você não tenha a bolsa :)

  • Existem remédios específicos para alívio da dor de cólicas (procure seu médico para esta indicação).

2. A vulva ou a vagina podem parecer inchadas

  • O que fazer?

  • Procure utilizar calcinhas e roupas mais confortáveis e um pouco mais soltinhas, assim o local não ficará pressionado e a tendência é de menor incômodo.

3. Aumento da sensibilidade nas mamas

  • O que fazer?

  • Bolsa de água quente/morna no local;

  • Banho morno. Deixe a água escorrer pelos seios, massageando-os suavemente.

4. Sensação de gases na barriga

  • O que fazer?

  • Chás, entre eles os de erva-doce, camomila e hortelã;

  • Alguns exercícios físicos e alongamentos podem auxiliar na redução de gases.


Fase Lútea



Já a fase lútea é aquela que ocorre após a ovulação, ou seja, a segunda metade do ciclo. É caracterizada pela redução dos hormônios femininos e, se não houver fecundação do óvulo, o corpo se prepara para a menstruação. E é aí que os maiores desconfortos costumam aparecer.


Vale lembrar que, se o desconforto for muito acentuado, a mulher deve buscar ajuda. Segundo a Fesbrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia): “A maioria das mulheres busca ajuda para a TPM por volta dos 30 anos, após 10 anos ou mais convivendo com os sintomas”.


5 sintomas e dicas para aliviar os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM)


1. Acnes

  • O que fazer?

  • Alimentação balanceada e hidratação correta também podem ajudar na cicatrização de acnes.

  • Procure por utilizar produtos que sejam naturais e menos agressivos como a água termal Meu Bliss, que auxilia nos processos de cicatrização, além de possuir fácil aplicação e conforto instantâneo.

2. Mudanças de humor, incluindo: ansiedade, irritabilidade, depressão

  • O que fazer?

  • Este é um dos sintomas mais comuns e, talvez, um dos que gera mais incômodo. É importante lembrar que nada substitui o auxílio de um profissional capacitado. Portanto, caso você esteja sentindo qualquer um destes sintomas de forma muito acentuada, procure auxílio de um terapeuta ou do seu ginecologista para mais informações.

  • Meditação e exercícios de relaxamento podem auxiliar.

3. Mamas inchadas e mais sensíveis

  • O que fazer?

  • Bolsa de água quente/morna no local;

  • Banho morno. Deixe a água escorrer pelos seios, massageando-os suavemente.

4. Dor de cabeça

  • O que fazer?

  • Muitos profissionais acreditam que a respiração pode ser uma excelente forma de afastar a dor de forma natural. Concentrar-se na respiração pode ajudar a sua mente a se afastar da dor. Além disso, existem especialistas que indicam algumas respirações específicas e pressão em pontos estratégicos para o alívio da dor. Vale a pena ler mais sobre o tema :)

5. Alteração do apetite

  • O que fazer?

  • Fique tranquila! Aquela vontade de comer um chocolatinho não é por acaso. Comer chocolate pode trazer a sensação de prazer e conforto e por isso ajuda a aliviar os sintomas da TPM. Segundo especialistas, em torno de 45% das mulheres apresentam essa vontade de comer doce durante a TPM.

  • Uma dica importante é respeitar o seu apetite e tentar comer de forma consciente, para evitar exageros e ao mesmo tempo proporcionar o prazer que você precisa no momento.


Gestação



Engana-se quem pensa que os sintomas na gravidez são mais amenos. Além dos enjoos, comumente falados, muitas mulheres sofrem com outros sintomas. Confira alguns deles e sugestões para o alívio:


1. Acnes

  • O que fazer?

  • Alimentação balanceada e hidratação correta também podem ajudar na cicatrização de acnes.

  • Procure por utilizar produtos que sejam naturais e menos agressivos como a água termal Meu Bliss, que auxilia nos processos de cicatrização, além de possuir fácil aplicação e conforto instantâneo.