Causas da acne adulta

Um assunto não muito falado mas que ocorre frequentemente, principalmente nas mulheres, é a acne adulta. Mas, por que isso ocorre?


Neste post, iremos explicar para você quais são as causas da acne adulta. Vem com a gente!


O que é acne adulta?


Antes de explicarmos para você quais são as causas da acne adulta, iremos explicar o que é isso.


A acne adulta surge por volta dos 25-40 anos de idade ou, também, pode ser uma acne persistente da adolescência que perdurou até a idade adulta. E, pelo fato de ela ser mais comum em mulheres, ela possui o nome científico de Acne da Mulher Adulta (AMA).


Essa condição possui tratamento, mas deve-se avaliar muito bem qual a causa principal, para que um tratamento eficiente seja feito, e é imprescindível que se procure ajuda de um médico dermatologista.


Agora que falamos brevemente sobre o que é a acne adulta, vamos explicar quais são as suas causas.


Quais são as causas da acne adulta?


As causas da acne adulta podem ser variadas, sendo eles:


Estresse:


O aumento do estresse na vida adulta pode ser uma fator agravante para o surgimento de acnes.


Isso ocorre pois o nosso corpo, quando se encontra em altos níveis de estresse, libera uma substância chamada de cortisol. Essa substância estimula a produção de hormônios androgênicos (como a testosterona) e de sebo pelas glândulas sebáceas. Esses dois fatores combinados são os principais causadores da acne.


Esse tipo de acne costuma aparecer em regiões específicas do rosto, como na zona T (que é normalmente mais oleosa) que compreende, principalmente, o nariz e a testa.


Alimentação rica em gorduras e açúcares:


Já é de conhecimento popular que alimentos ricos em gorduras e açúcares, além de fazerem mal para a nossa saúde em geral quando consumidos em excesso, pode, também, favorecer o aparecimento de acne.


Isso ocorre pois, quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, é liberada a insulina. A insulina é um hormônio que, quando em excesso no organismo, pode induzir as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, e isso influencia diretamente no aparecimento da acne.


Com o consumo de gordura em excesso ocorre a mesma quando, pois alimentos muito gordurosos estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo.


Limpeza inadequada da pele e poluição:


A limpeza inadequada da pele pode fazer com que sujidades se acumulem nos poros e, consequentemente, cravos e espinhas surjam com frequência.


Em relação a poluição, principalmente para pessoas que moram em grandes centros urbanos, é muito importante que se realize a limpeza da pele diariamente. Isso é necessário pois existem inúmeras substâncias tóxicas que podem ter nocivas para a pele ao longo prazo. Essas toxicidades, se não forem removidas, podem se acumular nos poros e formar cravos e espinhas, além de, também, acelerarem o envelhecimento da pele.


Para que isso não ocorra, é necessário que se realize a limpeza da pele segundo o tipo da sua pele, ao menos duas vezes ao dia. Além de trazer benefícios para a sua pele, ao longo prazo, os cuidados com a pele (a famosa skincare) irão ajudar na prevenção do envelhecimento cutâneo.


Alterações hormonais:


As alterações hormonais são as causas mais frequentes para o aparecimento da acne adulta. Ela pode ser decorrente do interrompimento do uso da pílula contraceptiva, pelo uso de outros métodos contraceptivos hormonais como o DIU mirena, pela gravidez, período menstrual e devido a menopausa.


Isso ocorre, por exemplo, no caso da interrupção da pílula contraceptiva, devido ao aumento da testosterona no corpo, resultado das alterações hormonais que podem ocorrer.

Durante o uso da pílula, há supressão da testosterona, e a pele tende a ficar com a oleosidade controlada e, normalmente, não surgem espinhas. Porém, ao interromper o uso da contracepção hormonal, é comum que haja um aumento da secreção da testosterona e, com isso, as glândulas sebáceas são mais estimuladas a produzirem sebo, aumentando a oleosidade da pele e a acne.


Esse tipo de acne surge, principalmente, em regiões específicas do rosto, como na maxila e no queixo, podendo aparecer também no pescoço.


É muito importante que se investigue o motivo do surgimento da acne adulta e, com a ajuda de um médico dermatologista, começar os cuidados com a pele.


Além disso, é importante ter uma rotina de skincare de acordo com o seu tipo de pele, e usar produtos que sejam ideais para você e para seus objetivos.


Ah, você sabia que a água termal é um produto muito indicado para a rotina de skincare? Ela é excelente para o controle da oleosidade, para a redução da inflamação da pele, ajudando no controle da acne. Além disso, ela pode ser usada em todos os tipos de pele.


E nós temos uma água termal brasileira, de composição leve, sem fragrâncias e dermatologicamente testada, o Meu Bliss :)


Por isso, preparamos um cupom para você BELENZANATURALBLISS de 10% de desconto para sua primeira compra na nossa loja virtual Meu Bliss e garantir a sua água termal para ajudar nos seus cuidados com a pele!






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo