5 tipos de manchas de pele: entenda as diferenças e tratamentos


As manchas de pele podem ser um verdadeiro pesadelo e elas podem ser causadas por diversos motivos, desde hereditários até as manchas causadas por doenças.


A grande maioria das pessoas não possuem uma boa relação com a pele quando há manchas, principalmente quando elas estão localizadas no rosto, muitas se sentem incomodadas com a estética.


A verdade é que essas manchas de pele mexem muito com a autoestima das pessoas, algumas não se sentem confortáveis e até procuram esconder de outras pessoas com receio de julgamentos, comentários negativos e que podem reforçar ainda mais esse pensamento a respeito da beleza delas.


Decidimos falar um pouco sobre algumas delas e quais são os tratamentos indicados para cada uma.


Manchas escuras




O melasma é uma mancha, normalmente em tons mais escuros do que o tom de pele do indivíduo, que surge no rosto. Possui ligação direta com a gravidez e menopausa, entretanto pode surgir também devido a oscilações hormonais.


Ela surge devido a uma atividade incomum nos melanócitos, deixando algumas áreas do rosto mais escuras e podem se agravar quando existe uma exposição descuidada ao sol.


É possível atuar para a reversão dessas manchas, o principal cuidado é a aplicação de protetor solar e diminuir o tempo de exposição à luz solar, bem como a outras fontes de luz com raios UV, como o celular e computador.


O tratamento pode ser feito através da aplicação de ácidos, hidroquinona e vitaminas que regeneram a pele.


Pano branco ou micoses



Popularmente conhecido como pano branco, essa mancha de pele é causada pela ação de um fungo que causa infecção na pele provocando o surgimento de manchas brancas na extensão do corpo.


Quando não tratada, pode se espalhar por todo o corpo e isso causa um desconforto, principalmente por causa do preconceito que existe no imaginário da população.


O fungo que causa a doença vive na pele e quando o sistema imunológico do indivíduo está debilitado, pode se espalhar com mais facilidade.


O tratamento para essa doença é realizado através de substâncias medicamentosas e por essa razão o indivíduo deve ser acompanhado por um profissional da saúde especializado em dermatologia.


Manchas causadas pela acne




A acne é uma doença que atinge um grande número de pessoas, quando não tratada pode causar manchas na área do rosto e o tratamento para amenizá-las deve ser indicado por um médico.


Existem tratamentos alternativos, como a aplicação de óleo de mosqueta de duas a três vezes por dia e evitar se expor à luz solar. Além disso, o controle da oleosidade da pele o torna, nessas condições, essencial para o sucesso do tratamento.


Manter uma rotina de limpeza de pele, com aplicação de água termal Meu Bliss, pode ajudar muito no controle da oleosidade, colaborando para a redução dessas manchas.


Quando já não há mais surgimento de espinhas e cravos, tratamentos alternativos à base de cremes com ácido, peeling e tratamentos estéticos são uma boa alternativa.


Manchas vermelhas na pele



O surgimento de manchas avermelhadas na pele costumam estar relacionados a doenças como a dermatite átopica e de contato.


Essas manchas de pele são provocadas por uma alergia que causa coceira e irritação da pele por algum motivo, por isso, é muito importante o acompanhamento de um médico para que ele possa receitar medicamentos que vão aliviar a coceira e diminuir a incidência de manchas na pele.


Manchas de pele provocadas por Vitiligo



O vitiligo ainda gera comentários e atos preconceituosos por parte da sociedade como um todo. A doença faz com que ocorra uma diminuição ou ausência de melanócito, a célula responsável pela melanina, a substância que dá cor para a pele.


Ainda não se sabe bem o motivo da doença e ela pode acometer pessoas independente do gênero e idade.


O tratamento deve ser indicado por um médico especializado em dermatologia que pode indicar cremes, protetor solar e cuidados específicos, principalmente porque as pessoas com vitiligo possuem tendência maior ao desenvolvimento de câncer de pele.


Uma rotina de cuidados faz toda a diferença


Podemos perceber que em todos os casos é necessário cuidados diários com a pele.


Criar o hábito de limpar a sua pele ao acordar e antes de dormir é essencial para a sua saúde. Além disso, utilize produtos de qualidade que tratem sua pele e ou ajudem a manter sua hidratação.


Uma ótima opção para iniciar o seu cuidado diário com a pele é inserir na sua rotina de skincare a água termal natural Meu Bliss, que pela presença de zinco e silício na sua composição, auxilia nos processos anti-inflamatórios e provoca um efeito calmante.