Água Termal: história e principais características

Água termal é um produto de origem natural e mundialmente reconhecida por suas ações terapêuticas. Alguns registros informam que é utilizada desde a antiguidade, como forma de tratamento para a saúde em geral, inclusive a saúde da pele.


Um estudo realizado por Maria Manuel Quintela, define que “Com a descoberta da química por Lavoisier, na segunda metade do século XVIII, foram descobertas as propriedades químicas das águas minerais, até aí designadas como águas termais, curativas e/ ou santas. Elas foram freqüentemente usadas desde a Antiguidade por vários povos, e em torno de suas nascentes surgiram diversos núcleos urbanos com funções terapêuticas e lúdicas”


Neste post vamos abordar um pouquinho mais sobre origem e história da Água Termal, utilizada hoje como spray facial.


Origem e história da água termal


A água termal é extraída de fontes naturais que existem por volta de todo planeta, até mesmo no fundo dos oceanos.

A água termal é usada desde a antiguidade onde foram descobertas as ações terapêuticas do seu uso. O uso da água sempre fez parte da vida humana. Em algumas religiões, ela é utilizada em rituais de purificação e também ritos medicinais.

Já no século XIX, as águas termais eram procuradas por sua capacidade de cura. Os locais de onde surgiam, eram chamados de "estâncias de cura e repouso" ou "cura e prazer". Isso porque estes locais eram mais vistos pelos visitantes como locais de divertimento, e não a busca pela saúde (que é o que se pensa hoje em dia quando falamos em água termal).

Vários autores enfatizam essa busca pelo divertimento nessas estações em meados do século XIX e no início do século XX. Foi na América do norte, no século XIX, que foram criados os primeiros poços de água e resorts com fontes de água termal.

No Brasil, foi a partir de 1818 que o uso da água termal foi legitimado. Esta data está atrelada à criação da primeira estância termal brasileira. Em 1818, Dom João VI ordenou a construção de um hospital termal, sacramentando assim, o uso da água terma como ação terapêutica.


Posteriormente, descobriu-se que o que se denominava de água termal era água mineral, e que as propriedades terapêuticas advinham dos minérios presentes na água.

Quais as características da água termal?


Água Termal é uma água subterrânea, que durante anos foi enriquecida pelos minerais das rochas, o que dá a ela a característica de ser naturalmente mineralizada.


Portanto, um dos fatores que caracterizam a água termal é que, ao passarem por essas rochas, os minerais contidos nesses locais se incorporam à água termal, permitindo que ela adquira características únicas e que seja enriquecida com altas concentrações de oligominerais.


Uma característica importante da água termal é o fato dela ser bacteriologicamente pura desde a nascente e que, comprovadamente, possui em sua composição minerais que permitem utilização terapêutica e que trazem benefícios para a saúde.


Quais os benefícios da água termal?


Para as pessoas que buscam formas naturais para o tratamento de problemas de pele e até algumas doenças, a água termal pode ser uma ótima opção.


Veja algumas sugestões de aplicação:

  • Após exposição excessiva ao sol, ao frio ou ao ar condicionado, pois costumam ressecar a pele;

  • Ao iniciar o processo de skincare, para melhorar o tônus da pele;

  • Para o tratamento e prevenção de acnes, para melhor cicatrização e amenizar os sinais de inflamação e irritação da pele;

  • Em peles oleosas, que não aceitam bem a hidratação com cremes;

  • Para suavizar irritações e coceiras (em qualquer parte do corpo);

  • Como antioxidante, pois possui radicais livres;

  • Para se refrescar, especialmente no verão, durante a prática de atividades físicas ou em locais muito secos;

  • Alívio de assaduras de bebês;

  • Preparação da pele para maquiagem ;

  • Após barbear e depilar o corpo ou rosto pois acalma a pele;

  • Durante viagens e vôos longos para evitar o ressecamento da pele;


E essas são apenas algumas das possibilidades :)


Como utilizar a água termal?


Bliss Mineral Water é uma das formas de utilização da água termal. É uma água mineral in natura de característica leve e apresenta em sua composição diversos oligoelementos, que auxiliam em processos anti-inflamatórios e cicatrizantes, como o silício e o zinco.


Através de um frasco com fácil aplicação, em forma de spray, basta posicioná-lo a aproximadamente 30 cm do rosto e aplicá-lo. Também pode ser usado em outras partes do corpo e, inclusive, nos cabelos.


Vaporize sobre a pele ou cabelos e após a pulverização, deixe agir por alguns minutos e secar naturalmente. E, para aumentar a sensação de alívio e frescor, Bliss também pode ser armazenado de forma refrigerada.


Qualquer pessoa pode utilizar a água termal?


Sim! Não há contraindicações para o uso de água termal in natura, podendo ser utilizada por grávidas e bebês, e em todos os tipos e subclassificações de pele.


Isso por que uma água mineral 100% in natura, leve e bacteriologicamente pura, pode ser usada inclusive em peles mais sensíveis e frágeis.


E você, já experimentou os benefícios da água termal? Conta pra gente como foi sua experiência :) Para saber mais sobre Água Termal e dicas de skincare, cadastre-se na nossa newsletter!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se e receba 

dicas e promos Bliss

ENTRE EM CONTATO

Bliss Mineral Water

Água termal naturalmente mineralizada pelo contato com rochas subterrâneas. Apresenta diversos oligoelementos, que auxiliam em processos anti-inflamatórios e cicatrizantes

Info

contato@meubliss.com.br

 (48) 3275-0353
 

BR 282, Km 53, CP 15, Rio dos Bugres - Rancho Queimado/SC 

Brasil - CEP: 88470-000

  • Preto Ícone Spotify
Contato

©2020 ESTÂNCIA HIDROMINERAL SANTA RITA DE CASSIA LTDA. CNPJ:03.489.027/0001-88     

CRIADO COM CARINHO POR CHAI OLIVEIRA

0
Logo Bliss Agua Termal - face spray.png